quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tipos de doenças de pele

Esta é uma relação dos tipos de doenças de pele mais comuns. Lembre-se que a descrição de cada doença de pele não substitui o diagnóstico médico e que este blog não se responsaliza por nada,esse conteudo serve apenas para pesquisa e dicas pra melhorar a saúde de sua pele.

Tipos de doenças de pele:

Acne (cravos e espinhas)-
O que é ?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Câncer de pele

O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e normal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõe ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade.[3]A melhor maneira de evitar sua manifestação é[1]:
     Prevenção:
  • Evitar a exposição ao sol no período das 10h às 16h.
  • Mesmo durante o horário adequado é necessário utilizar a proteção adequada (chapéu, guarda-sol, óculos escuros).
  • Filtro solar que proteja contra raio ultravioleta A e B com fator de proteção 15 ou mais.
  • Repassar o filtro solar de acordo com o escrito no produto.
  • Usar manga comprida, calça, viseira e outras roupas que protejam a pele do Sol.
  • Não fumar. Fumantes tem duas vezes mais chance de ter câncer.[15]
  • Usar sempre camisinha! Doença de Bowen, Sarcoma de Kaposi e Carcinoma de Merkel são mais comum em pacientes imunodeprimidos por HIV e contaminados com HPV.

Celulite (infecção)

Em medicina, o termo celulite é usado para descrever infecção do tecido celular sub-cutâneo da pele. Esta infecção pode ser causada pela flora da pele ou bactérias exógenas, e ocorre geralmente onde a pele tenha previamente sido lesada (porta de entrada): cortes, queimaduras, picadas de insecto, feridas cirúrgicas, entre outras. As zonas da pele mais comummente afectadas são a face e a perna, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo. É caracterizada por dor localizada, edema (inchaço), eritema (vermelhidão) e calor.

Sarna

Sarna ou escabiose (em latim: Scabere - "coçar")[1] é uma infecção parasitária contagiosa da pele que ocorre entre seres humanos e outros animais. É causada por um minúsculo parasita e que, geralmente, não são diretamente visíveis, o ácaro Sarcoptes scabiei, que se refugia sob a pele do hospedeiro, causando coceira alérgica intensa. A infecção em animais (causada por espécies de ácaros diferentes, mas relacionadas) é chamada de sarna sarcóptica.
A doença pode ser transmitida através de objetos, mas é mais frequentemente transmitida por contato direto com a pele infectada, com um maior risco se o contato for prolongado. As infecções iniciais requerem de quatro a seis semanas para tornar-se sintomáticas. A reinfecção, no entanto, pode manifestar sintomas dentro de 24 horas. Como os sintomas são alérgicos, seu atraso no início é geralmente espelhado por um atraso significativo no alívio após os parasitas serem erradicados. Sarna crostosa, anteriormente conhecida como sarna norueguesa, é uma forma mais grave da infecção frequentemente associada com a imunossupressão.
A doença pode ser tratada efetivamente com uma série de medicamentos. O creme de permetrina é o mais eficaz, no entanto é mais caro em comparação com outros tratamentos.